quinta-feira, 24 de julho de 2008

A CASA DE RAABE

A CASA DE RAABE

(Josué 2:1) - E JOSUÉ, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.

Raabe era uma prostituta que vivia na cidade de Jericó. Quando o povo de Deus pelo comando de Josué foi destruir aquele reino, ele escondeu os espias e fez um juramento salvando a sua vida e a de seus parentes.
Raabe como prostituta tinha uma profissão desprezível, quem sabe havia ela sofrido descriminação por parte da sociedade e até de sua família. Porém, na hora do perigo e destruição toma uma decisão que salva toda sua casa.
Ela é símbolo da igreja que está neste mundo (Jericó), a beira de uma iminente destruição. Lá fora há todo tipo de pecado, como em Jericó, e o destino do mundo também está traçado por Deus. Os espias foi bem claro: tudo o que estiver dentro de casa sua será salvo (Josué 2:18,19) - Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai. Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa, o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.
O SIMBOLO
O sinal que salvaria aquelas vidas era o cordão de cor vermelha colocado na janela como sinal de que aquela casa era diferente dentre tantas outras. Deus fez o mesmo com o povo ainda no Egito; o sinal era o sangue do cordeiro espargido sobre a porta e que livrou os primogênitos da morte.
Deus também pediu para marcar os homens piedosos da cidade (Ezequiel 9:4) - E disse-lhe o SENHOR: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.
Somos marcados pelo Espírito Santo quando cremos (Efésios 1:13,14) - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
OS PLANOS DE DEUS
Raabe viveu no meio do povo de Deus, casou-se e sua descendência foi abençoada. Não podemos julgar as pessoas pelo tipo de vida que vivem, pois, Deus tem planos específicos para cada um e nós não sabemos (Mateus 1:5,6) - E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
(Hebreus 11:31) - Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.
(Tiago 2:25) - E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
Pr Israel Rezende

Nenhum comentário: