segunda-feira, 30 de julho de 2012


O DEUS DA IGREJA EVANGÉLICA
Lc 16.13 “Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” (NVI).

Nesse texto de Lucas, que também se encontra em Mateus 6.24, o Senhor Jesus deixa bem claro que nosso coração não pode está dividido entre dois senhores. Quando falo em coração dividido estou querendo dizer algo sobre tudo que envolve a nossa vida, que seja nosso tempo, talentos e todos os outros bens, inclusive o dinheiro que é o foco desse artigo, uma vez que estamos assistindo a corrida de tantas pessoas para a igreja evangélica, correndo em busca de tantas coisas. Lendo o Novo Testamento com cuidado vamos perceber que os ensinos de Jesus, de Pedro, de Paulo e dos outros apóstolos nos direciona para uma vida mais simples, esperando sempre no Senhor que há de suprir toda necessidade.

Se essa riqueza, pregada pela famigerada teologia da prosperidade é tão importante para o povo de Deus, porque que João Batista nada possuía? E o que dizer de Paulo? Abriu mão da sua vida, trabalhou como fazedor de tendas para não tomar o dinheiro das pessoas (2Co 11.9). Muita coisa que acontece hoje dentro da igreja evangélica vai de encontro ao que está escrito na palavra de Deus. A instituição chamada ‘igreja’ tornou-se um meio de enriquecimento de muitos líderes que, pela esperteza tem enganado muitos membros. Em troca de orações e objetos ‘ungidos’ eles estão cada vez mais ricos, enquanto a grande massa de membresia continua na pobreza, se mantendo firma apenas pela esperança de que, de repente sua vida dê uma virada; afinal, ela cumpriu com a obrigação de pagar o carnê ou levar o dinheiro referente ao voto que fez perante o líder descarado que, com palavras cheia de astúcia e psicologia manobra a mente e o raciocínio dos menos favorecidos.  O que será dessa liderança corrompida quando Deus despertar a mente e o coração do povão? Onde que eles vão arrumar dinheiro pra comprar aviões, carros importados, mansões e tantos bens materiais adquiridos por meios de dízimos e ofertas, os quais deveriam ser destinados pra suprir a necessidade dos mais pobres? Essa vida de luxúria e conforto material é incompatível com o verdadeiro pregador do evangelho, não estou dizendo que precisamos viver em constante necessidade financeira; mas quando determino que preciso enriquecer a todo custo, estou no meu coração dispensando o Deus todo poderoso. A Bíblia não proíbe a riqueza, é uma bênção de Deus para todo o homem, mas quando vou pra igreja só pra acontecer uma ‘virada’ financeira na minha vida aí é onde está o erro. “... por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeito.” (1Tm 6.8).

Outra questão que precisa ser ponderada é a associação com pessoas ímpias. Nesse período de eleições municipais estamos assistindo muitos pastores indo em público e declarando o seu apoio a determinados candidatos. Acho que, ninguém que esteja liderando uma igreja possa chegar publicamente e declarar o seu apoio a esses homens. Não consigo entender como alguém que pastoreia igreja declare apoio a reeleição do prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Também não entendo como esses líderes apoiam candidatos ligados ao PT. A vida pública desses homens não está de acordo com o padrão de vida estabelecido por Deus e que se encontra nas escrituras; no livro de romanos, Paulo tem uma palavra sobre isso, quando diz: “Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.” (Rm 1.32). Claro que, política, dinheiro, corrupção, mentira, falsidade andam tudo junto e aí não é lugar para servo de Deus.

Antes de encerrar esse artigo, tem mais um ponto de suma importância para tratar, é sobre a motivação das pessoas em procurarem uma igreja evangélica. Estamos acostumados a ouvir várias estórias chamadas de ‘testemunhos’, o que não passa, muitas vezes de tramas montados em cima de um tema para chamar a atenção das pessoas. Na verdade, muitos desse ‘testemunho’ são estórias cabeludas que não merece crédito. Esses homens que possuem vários títulos; uns são apóstolos, outros missionários, bispos, pastores, etc... São, pelos frutos que produzem os falsos profetas dos últimos tempos e eles trocaram o Deus verdadeiro por um ídolo chamado dinheiro.

Pr Israel Rezende
pastorisraelrezende@gmail.com

Nenhum comentário: